Não importa se está frio ou calor, o churrasco é sempre uma ótima opção de cardápio para os brasileiros. Com a proximidade com o Carnaval, começam os planos sobre o que fazer para aproveitar ao máximo os dias de folga.

Para quem não perde uma oportunidade para assar uma boa carne e confraternizar com os familiares e amigos, seguem algumas dicas para preparar um bom churrasco em casa.


Escolha da carne

As carnes mais consumidas pelos brasileiros são a fraldinha, costela, picanha, maminha, contrafilé, alcatra e filé mignon. Cada uma destas carnes possui um corte ideal e um lugar ideal na churrasqueira.


Acompanhamentos para o churrasco

Na hora de escolher os acompanhamentos, o ideal são alimentos frescos que harmonizem com a qualidade da carne. Caso queira surpreender os convidados, uma ótima ideia é preparar uma farofa com ingredientes requintados ou, ainda, uma maionese de maçã. Você pode ousar e grelhar também verduras, legumes e frutas, como abobrinha e o abacaxi.

O chef churrasqueiro Diogo Dreyer, aconselha. “É preciso ter opções de petiscos, como pão de alho, queijo ou legume na brasa, por exemplo, sempre à disposição. Essas variações de preparo complementam o churrasco, e o convidado come desde a hora em que chega. Assim, não é preciso reservar um momento para servir uma grande quantidade de comida ao mesmo tempo, pois a probabilidade de deixar todos os convidados satisfeitos é muito maior”, pontua.


Bebidas

Com relação ao consumo de bebidas, o chef Diogo orienta calcular aproximadamente 850 ml por pessoa para cervejas. “Para o cálculo de refrigerantes, a quantidade varia muito conforme a realidade do evento. Se for uma confraternização com muitas crianças, por exemplo, o consumo será maior”, orienta.