Refrescante, a melancia hidrata seu corpo e pode te ajudar a emagrecer

Não é à toa que a Magali, personagem clássica dos quadrinhos de Maurício de Souza, ama comer melancia. Além de grande e saborosa, a fruta é extremamente nutritiva e refrescante. Aproveitar esses benefícios em pleno calor é ainda melhor. A nutricionista Karla Maciel, da E4 Agência, explica que, no verão, é recomendado o consumo redobrado de líquidos e alimentos com alto teor de água e sais minerais, já que a produção de suor e a perda hídrica são maiores.

A melancia, por conta da sua concentração nutricional e de água, é uma fruta muito bem-vinda, tanto para hidratar e reforçar a carga de nutrientes quanto para refrescar e cessar a vontade de consumir doces. A especialista revela também que a fruta é bastante potente na eliminação de líquidos em excesso no corpo, devido à sua boa concentração de água, potássio e magnésio. A capacidade antioxidante é outro ponto positivo.

A densidade de compostos ativos (alcaloides, saponinas, taninos e esteroides) da melancia é responsável por favorecer a capacidade antioxidante corporal, pelo aumento das concentrações de enzimas antioxidantes, reduzindo condições de estresse oxidativo e prevenindo doenças associadas.

Além disso, a fruta favorece a redução de inflamações e contribui para a saúde cardiovascular. Karla menciona que um estudo de 2015 publicado no Centro Nacional de Informação Biotecnológica, dos Estados Unidos, e feito com animais apontou que o consumo regular de melancia pode auxiliar na melhora de fatores de risco para doenças cardiovasculares, por meio de melhorias nas concentrações de colesterol, menor inflamação e alteração na expressão gênica para o metabolismo lipídico.

Outro estudo, de 2017, publicado no mesmo site, aponta que o consumo da melancia de forma contínua pode melhorar o desempenho esportivo de adultos saudáveis, pois a fruta é capaz de melhorar a função vascular. Outro ponto interessante é que até a parte branca da melancia pode ser benéfica para o corpo. Aliás, ela é a mais rica em termos de nutrientes e de citrulina. “É nela, também, que se concentram fibras que podem favorecer o funcionamento adequado do intestino”, diz a nutricionista.


Potencial emagrecedor

Você já deve ter ouvido falar que a melancia é excelente para quem está tentando emagrecer. Pois é verdade! Karla explica que isso se dá graças à composição nutricional da fruta e seus efeitos para a saciedade. “Em torno de 90% da melancia são compostos de água, combinada com vitamina C, betacaroteno e licopeno”, diz.

Segundo a especialista, uma pesquisa recente realizada nos Estados Unidos avaliou os efeitos do consumo de melancia sobre a saciedade. Foram avaliados 33 indivíduos com sobrepeso ou obesidade. Eles tiveram que consumir duas xícaras de melancia ou biscoitos isocalóricos com baixo teor de gordura. Os resultados mostraram que a ingestão de melancia promoveu respostas positivas em relação à sensação de saciedade, reduzindo a fome e o desejo de comer alimentos com alta densidade energética. Também foi observada uma diminuição significativa do peso corporal, do índice de massa corporal (IMC), de níveis de pressão arterial e da relação cintura e quadril dessas pessoas, bem como um aumento da capacidade antioxidante total com o consumo da melancia, benefício que também contribui para a melhora de marcadores de obesidade e sobrepeso.


Formas de consumo

Consumir a melancia bem gelada é uma boa ideia para se refrescar no calor. Um suco também vai muito bem, sobretudo quando é incluída sua parte branca, sem adoçar. “A fruta pode, ainda, ser um ingrediente em diferentes receitas culinárias, como smoothies, shakes, sorbet, picolés, bolos, tortas, entre outras”, orienta a nutricionista.