Os medicamentos fitoterápicos vêm sendo utilizados com ênfase como um auxílio na perda de peso. Eles agem como cofatores na redução de apetite e aceleram o metabolismo, reduzindo os níveis séricos de colesterol. Além de possuírem altos índices de ações antioxidantes, os fitoterápicos possuem características diuréticas acelerando o emagrecimento.

O excesso de peso é um problema global e está associado ao sedentarismo e ao consumos de alimentos ricos em gorduras e aditivos, que contribuem para o surgimento de outras doenças crônicas como alterações lipídicas, cardiovasculares, alterações no metabolismo da glicose, apnéias do sono, problemas ortopédicos, síndrome dos ovários policísticos e síndromes metabólicas.

Atualmente, com o aumento do COVID-19, as pessoas ficam limitadas a praticam atividades físicas com frequência, alterando também a alimentação e por fim prejudicando a qualidade de vida. Sabemos que a farmacoterapia com emagrecedores naturais são muitos versáteis, porém, hábitos saudáveis são fatores cruciais para o bem-estar, e medicamentos mesmo de origem vegetal agem como cofatores na qualidade de vida pois não são isentos de efeitos colaterais.

Na fitoterapia destacam-se muitos medicamentos emagrecedores entre eles a Garcinia Cambogia conhecida também como Tamarindo-do-Malabar, sua forma farmacêutica apresenta-se em cápsula. Sua origem é indiana e é vista como fonte natural de ácidos graxos para a lipogênese, causando redução do peso corporal. Seu princípio ativo é identificado na casca do fruto conhecido como ácido-hidroxicítrico (AHC)

O Chá Verde é um estrategista para perda de peso. Este, inibe as enzimas digestivas que hidrolisam os carboidratos como a alfa-amilase. Apresenta propriedades termogênicas que se caracteriza pela produção de calor e da oxidação lipídica. Tem como benefícios, controle dos distúrbios da obesidade como diabetes.

A faseolamina atua como inibidor digestivo e consequentemente na absorção de amido, sendo, decorrente de uma enzima inibidora da alfa-amilase.

Sendo assim, os fitoterápicos são amplamente versáteis e não estão relacionados apenas com a vaidade e a busca de um corpo magro, mas sim com a qualidade de vida. Diversos medicamentos que garantem o emagrecimento são manipulados de forma livre e sua ação terapêutica é comprovada pela Anvisa e pela Organização Mundial da Sáude(OMS).