Quando você precisa de um equipamento que oferece proteção para os dispositivos eletrônicos da sua casa ou do seu trabalho e pede ajuda para quem entende do assunto, a indicação de produto que possivelmente irá receber é de um nobreak.
Ele é capaz de proteger os equipamentos ligados a ele contra as variações da rede elétrica e, mais do que isso, ele permite que um aparelho continue funcionando se faltar energia elétrica. E sabe como é possível? Ele tem bateria interna ou, dependendo do modelo, pode ser ligado a uma bateria externa por meio de conectores. Essa bateria é que irá garantir a autonomia do equipamento quando faltar energia.
É comum ouvir falar que o nobreak tem duas funções em uma só: proteção e autonomia. Mesmo essas funções sendo as principais em todos os nobreaks, existe uma variedade de modelos para diferentes aplicações, como é o caso do nobreak para portão. E para saber o que faz dele ser tão importante, acompanhe este artigo e descubra os cinco principais motivos para você ter um nobreak para portão em sua casa ou no seu condomínio.
1 – Você não precisa sair do carro para abrir o portão se faltar energia elétrica na sua rua
Em dias de tempestade, é comum que descargas elétricas causadas por raios atinjam a rede de distribuição de energia, que pode provocar sobretensão na rede e desabastecimento. Agora, já imaginou você chegar em casa de carro, em um dia de chuva, e não conseguir abrir o portão da garagem com controle remoto?
O nobreak para portão garante que o equipamento continue funcionando quando há queda de energia e irá mantê-lo protegido contra sobretensão. Além de evitar danos nos automatizadores, irá proporcionar mais comodidade e conforto para você.
2 – Mais facilidade para entrar e sair tanto em casas quanto em condomínios
Se por algum motivo você precisar sair de casa e tiver que abrir o portão manualmente ou o portão do condomínio ficar aberto por mais tempo sem controlar o acesso dos moradores por falta de energia, esses locais ficarão com a segurança comprometida.
Se for pensar numa situação de falta de energia em um condomínio com portaria remota, o transtorno pode ser ainda maior se não houver nobreak para portão. Como não há uma pessoa no local, pode levar um tempo maior para ativar o modo manual do portão.
Ao instalar o nobreak, as entradas e as saídas continuam funcionando normalmente na ausência de energia da rede elétrica, evitando bloqueio nesses pontos de acesso ou abertura total dos portões por falhas elétricas. O nobreak para portão irá oferecer mais segurança para os moradores.
3 – Não corre o risco de ficar sem energia no portão em um momento de emergência
Em uma situação de risco em que é necessário sair rapidamente, como uma evacuação de prédio ou para receber um atendimento médico urgente, você não pode perder tempo com problemas em acessos de entrada e saída por falta de energia. Nesse caso, é fundamental contar com um nobreak para portão que irá manter o funcionamento normal desses acessos.
4 – As vantagens que você já conhece do nobreak, agora também no seu portão
Um nobreak comum é feito para atuar no funcionamento de equipamentos eletrônicos, que utilizam corrente mais baixa. Já um motor funciona de forma diferente. Ele precisa de uma corrente muito elevada para começar a funcionar, mas depois ela diminui.
Se fosse utilizar um nobreak comum para acionar um portão, ele iria entender esse pico de corrente no início do funcionamento como um curto-circuito e iria interromper o funcionamento do motor. O nobreak para portão está preparado para essa variação na corrente.
5 – Tem um modelo compatível para cada tipo de automatizador de portão
Outra facilidade do nobreak para portão é que existem modelos específicos para os diferentes tipos de automatizadores. A Intelbras possui uma linha completa de automatizadores, nobreaks para portão e módulos de bateria, para serem usados em conjunto.