É importante lembrar que seu violão precisa de cuidados quando exposto ao sol, altas temperaturas e umidade.
Não deixe seu violão dentro do carro quando ele estiver exposto ao sol. Pense no seu violão como seu animal de estimação. Se estiver muito quente para deixar seu cachorro no carro, também não deixe seu violão lá. A exposição ao calor extremo dentro de um carro pode amolecer as colas de madeira de um violão e a ponte se soltar sob a força da tensão das cordas.
Ao viajar de avião as companhias aéreas permitem o transporte de instrumentos musicais dentro da cabine, porém isso pode significar que o instrumento poderá ser sua única bagagem de mão. Para despachar como bagagem utilize um estojo aprovado pelos órgãos de segurança aéreo portuários. Eles são construídos para proteger do seu violão resistindo a quedas e impactos sem danificar seu instrumento. São equipados com travas que não precisarão serem quebradas por órgão como a Polícia Federal ao realizarem revistas.
A utilização de um detector/medidor de umidade (higrômetro) é importante. Tanto a umidade, quando a falta dela podem danificar seu violão. Use pequenos pacotes de sílica ou carvão de bambu no case para absorver a umidade excessiva. Uma outra forma é secar o interior do estojo (sem o violão é claro) com um secador por um tempo de 10 minutos. Para locais em que o clima está muito seco é preferível deixar o instrumento sempre guardado no case.
O clima quente propicia mais transpiração e por consequência mais sujeira e oxidação nas cordas por isso limpe seu violão com frequência e troque suas cordas periodicamente. Excesso de sujeira e oxidação nas cordas vai piorar o timbre do instrumento.
A última dica e não menos importante, é para você condicionar a escala de seu violão. Depois de remover as cordas, cubra a boca do violão com uma toalha e limpe o braço da guitarra com lã de aço. Se aparentar seco, adicione óleo condicionador específico. Estes cuidados evitam rachaduras na escala.
Agora você já sabe como cuidar do seu violão neste verão.